Tendências para a sua cozinha

Receba os amigos e cozinhe em grande estilo

10/05/2016

 

Há algum tempo, a cozinha deixou de ser apenas um local para preparar refeições. Quando a culinária se tornou assunto cult e a gastronomia ganhou cursos de graduação, Brasil afora, a cozinha foi para o topo do pódio da casa. Isso porque receber e cozinhar ao mesmo tempo ganhou muita força nos últimos anos e virou a preferência entre os anfitriões que sabem receber com elegância. E, claro, para receber e causar boa impressão é preciso saber temperar muito bem, ter bom gosto, personalidade e estar antenado com as últimas tendências em cores, móveis, iluminação e os utensílios que vão dar um up tecnológico na sua cozinha.

CORES

A tendência do momento para a cozinha é combinar tons mais quentes, como o amarelo, vermelho, laranja, assim mesmo, que nem pimentões. Tonalidades que remetem à alegria e, ao mesmo tempo, aconchego, ficam ótimas nas paredes e nos mobiliários. A dica é escolher um tom intenso e misturar a cores neutras, afinal, harmonia é tudo. Recomendamos combinar com um segundo tom monocromático neutro a partir de branco, passando por tons de cinza até o final de grafite escuro ou preto. Outra tendência para os mobiliários são as cores escuras.

MOBILIÁRIOS

O preto é o novo branco

Além das cores vivas, como o laranja e seus derivados, o preto vem com tudo. É isso, mesmo. Os armários ganharam destaque nas cozinhas e as cores escuras ganharam força. A cozinha fica estilosa, contemporânea e foge ao tradicional dos tempos dos nossos pais. Mas não está descartado usar o preto de forma balanceada com outras cores. O branco ou amarelo, por exemplo. 

 

 

Cinza: sofisticação e elegância

Digamos que você não seja adepto das cores escuras e nem das cores quentes. Sim, existem lindas soluções: as clássicas tonalidades cinzentas nunca saem de moda. No cinza, até uma decoração simples pode ganhar ares mais sofisticados, além de dar um toque de modernidade, seja combinada ou como cor única.

Mas e o branco?

O branco vai continuar no cenário. Mas como já foi muito explorado, ele já não se garante sozinho ou como cor predominante. A dica para quem adora o branco é incluir cores adicionais quentes, listras ou cores geométricas. Porém, ao que tudo indica, esta cor está pedindo merecidas férias, tanto em design de moda quanto no design de interiores.

Plantas vivas

Cozinha moderna vai muito bem com plantas vivas. Reserve um espaço especial para os vasos com plantas. Além da alegria, elas dão um ar mais natural ao espaço.

Formas arredondadas

Depois de muito tempo de linhas retas e claras, as formas suaves e curvas estão retornando com toda a força no novo conceito de design da nova cozinha. Estão em alta os volumes geométricos e limpos com delicadeza nas curvas e nos acabamentos.

A Ilha

Nas casas modernas, as cozinhas de plano aberto são quase uma regra. Além de organizar bem o espaço, promovem uma interação social mais adequada, inclusive o momento do preparo das refeições. E esta solução é facilmente alcançada por uma cozinha-ilha, espécie de cozinha cuja maior característica é um armário bem ao centro. Multitarefas, a cozinha-ilha é capaz de guardar utensílios e pode ser construída com uma mesa de jantar sobre o armário central para melhorar o nível de design e atratividade. Uma combinação chique e muito prática.

ILUMINAÇÃO

Sensação de amplitude

Cozinha pede lâmpadas frias (fluorescentes que não têm calor, nem criam sombra). Acredite, elas criam a sensação de mais espaço. E se você quiser dar um clima mais sofisticado, gesso no teto com lâmpadas embutidas é super chique, assim como também o uso de duas luminárias em caixa de acrílico, escondendo as lâmpadas. Instale em linhas paralelas, no centro da cozinha.

 

 

Outro objeto em alta são as luminárias pendentes. Charmosas e elegantes, direcionam a luz para um ponto específico e dão destaque a qualquer objeto de decoração sobre uma mesa. Se você preferir usar sobre bancadas de preparação de alimentos, atenção para a distância entre o móvel e as luminárias. Enfim, a iluminação perfeita de uma cozinha está nos detalhes. A claridade em excesso provoca cansaço, assim como cozinha escura também. Buscar o equilíbrio é sempre a melhor pedida.

TECNOLOGIA E UTENSÍLIOS

Cozinha moderna e tecnologia combinam tanto quanto macarrão e molho. Conheça algumas ideias megatecnológicas que garantem beleza, design e, claro, muita praticidade:

Samsung Family Hub 

A geladeira mais inteligente do mundo

O refrigerador Family Hub da Samsung tem acesso à internet, tela de 21,5 polegadas, resolução de 1920×1080 pixels e LCD sensível a toques. O Family Hub tem três câmeras cujas funções são tirar fotos dos alimentos quando se fecha a porta. Isso permite que você veja o que há dentro da geladeira por meio do seu smartphone, permitindo gerenciar as validades dos alimentos. Também é possível guardar receitas e listas de compras diretamente na geladeira.

 

Cadence Thunder Blender

Liquidificador

Este é um modelo tão potente que pode ser usado profissionalmente. Ele é capaz de triturar gelo, grãos, frutas e legumes inteiros, bem como preparar sopas, frozens, sucos, smooths, bolos e vitaminas. Os 2HP de potência do motor, junto com os 1500W tornam este liquidificador capaz de realizar todas essas funções sem problema algum. Sua capacidade é de 2 litros e ele pesa 3,7kg, além de apresentar um design bonito e robusto. Ótima pedida.

Torneiras gourmet

Fora a questão estética do belo design, tem como principais funções duplo comando, pressão e economia da água, além das já conhecidas funções de temperatura.

 

Sensíveis às tendências, os arquitetos, cada vez mais, privilegiam a cozinha. Projetos modernos e bem-acabados podem ser encontrados, mas valorize seu investimento e fique atento não apenas ao design, mas à qualidade dos materiais empregados.

 

Simulação: cozinha do Breeze, em construção no Cidade Cristal, ao lado do Shopping Bosque Grão-Pará

 

Empreendimentos como o Breeze, em obras no condomínio Cidade Cristal, dão uma ideia daquilo o que arquitetos, designers de interiores e decoradores apontam como indicações para o momento. O blog da Sintese está aqui, também, para orientar suas escolhas, mas seu estilo e preferências devem, sempre, ser o ponto de partida desse caminho da busca pela beleza, funcionalidade e conforto.